News ReleasesCategory

O auge do Whycation (Por que viajar?): Relatório Anual de Tendências da Hilton para 2026 mostra que os viajantes estão escolhendo itinerários com intenção

Waldorf Astoria Costa Rica Punta Cacique, family arriving at hotel, concierge greeting another family it the background

Waldorf Astoria Costa Rica Punta Cacique

De “hoshhhpitalidade” a férias divertidas em família, novas tendências mostram que os viajantes vão priorizar conforto, controle e conexão em 2026

MCLEAN, Virgínia. – No ano que vem, os viajantes vão redefinir a jornada e escolher viagens que comecem com propósito, e não apenas com a escolha de um lugar. De acordo com o recém-divulgado Relatório de Tendências da Hilton para 2026, “The Whycation: Travel’s New Starting Point, a pergunta não é “Para onde vamos?, mas sim “Por que vamos?”.

A pesquisa científica com 14.000 viajantes em 14 países, incluindo o Brasil, mostrou que no ano que vem os viajantes de todo o mundo adotarão a “whycation”, modalidade em crescimento e na qual a viagem tem motivações emocionais. Trata-se da vontade de descansar, da necessidade de se reconectar e do desejo de ter experiências significativas.  

Após anos de viagens em que o mote era “quanto mais, melhor”, 2026 trará uma mudança em direção a experiências mais intencionais. Os viajantes estão buscando aventuras que sejam um reflexo de quem eles são e daquilo que valorizam, seja uma viagem curta e tranquila, viagens longas e nostálgicas de carro marcadas pela imaginação das crianças e envolvendo as tradições familiares, ou uma jornada inspirada por paixões pessoais. Com calma, cultura e conexão no topo da lista de prioridades, fica claro que as viagens de hoje em dia começam num ponto de partida novo: com um porquê.  

“Agora que os viajantes buscam jornadas mais significativas, a confiança e a familiaridade se tornam ainda mais importantes”, disse Chris Nassetta, presidente e CEO da Hilton. “O relatório deste ano mostra que para 74% dos viajantes é importante fazer suas reservas com as marcas que conhecem e nas quais confiam, um sinal claro de que o conforto e a consistência são essenciais no cenário atual das viagens. Mais no que nunca, é o sentimento por trás da viagem que está determinando onde a jornada começa.”  

O Relatório de Tendências da Hilton para 2026 é respaldado por uma extensa pesquisa global, incluindo a pesquisa realizada em parceria com a Ipsos, em insights de uso exclusivo de mais de 5.000 membros da equipe da Hilton e feedback de 1.000 membros do programa de fidelidade Hilton Honors. Com base nessas informações abrangentes, os principais destaques das tendências globais incluem:  

“Hoshhhpitalidade”: Em busca do silêncio profundo

Em 2026, os viajantes vão buscar destinos onde possam diminuir o volume das distrações do dia a dia. A busca da tranquilidade – e até de momentos de silêncio – indica uma mudança da motivação das pessoas para viajar, dos locais para onde vão e do modo como vão relaxar.  

  • A viagem como fuga: Mais de metade (52%) dos viajantes brasileiros estão criando espaço para passarem tempos sozinhos, adicionando dias de viagens extras antes ou depois das férias em família, e 56% dizem que viajarão a trabalho para passar um tempo longe da família ou do(a) parceiro(a).  
  • Solidão em grupo: Mais de um quarto (27%) dos viajantes globais a trabalho desejam ter um tempo para ficarem sozinhos durante as viagens a negócios. Dentre eles, 30% preferem fazer uma refeição tarde da noite e sozinhos ou um lanche após os eventos em grupo, e 19% preferem dormir a socializar com os colegas.   
  • O silêncio otimizado: Quase três quartos (73%) dos viajantes globais valorizam o check-in digital e 27% se comunicam com os hotéis mais do que antes, preferindo tecnologias que permitam respostas fáceis e rápidas.  

O conforto da casa é a nova “bagagem de mão”   

Os viajantes estão baseando suas viagens na familiaridade, buscando conforto e uma sensação de estar em casa, mesmo quando estão longe. Eles estão levando suas rotinas diárias para a viagem, como seus programas favoritos de streaming ou até mesmo seus companheiros de quatro patas. E como os ritmos familiares ajudam os viajantes a se sentirem mais relaxados, muitos também estão aproveitando para recarregar as energias e dedicar-se a seus interesses pessoais, transformando o tempo livre em tempo bem aproveitado.

  • Sabores conhecidos: quase 80% dos viajantes globais dizem que gostam do conforto que sentem ao verem itens conhecidos no cardápio, e quase metade (48%) preparam suas próprias refeições enquanto estão viajando. Além disso, 77% dos brasileiros gostam de fazer “turismo de supermercado”, percorrendo as prateleiras de alimentos enquanto estão fora – criando rituais cotidianos com o frescor do sabor local.
  • Conforto para os animais: quase 70% dos donos de pets brasileiros afirmam que priorizam as necessidades de seus animais em detrimento das suas próprias quando fazem reservas para uma viagem, e 82% dos donos de plantas levam em conta a necessidade de regá-las quando preparam as férias – um lembrete de que os viajantes modernos fazem seus planos levando em consideração todos os seus dependentes.
  • Espaço para crescimento: 72% dos viajantes globais expressaram o desejo de tirar uma folga para explorar uma paixão ou hobby pessoal, e 60% afirmam que se desconectariam totalmente para viajar durante meses ou até anos – uma prova de que os que buscam conforto hoje também anseiam por espaço para evoluir.

Viagens entre as gerações: férias em família ampliadas (e divertidas)  

As crianças não estão apenas aproveitando as férias em família – elas estão ajudando a definir como elas são. Os pais não estão apenas anunciando para onde vão, eles estão planejando as viagens através dos olhos dos filhos, ao mesmo tempo em que exploram sua própria curiosidade e visão do que seja se divertir. Viajantes de todas as idades estão deixando a espontaneidade, o encanto e as experiências compartilhadas serem o guia da jornada, seja para viagens multigeracionais ou nas viagens skip-gen, em que se pula uma geração e os avós viajam só com os netos, sem os pais.

  • Vozes jovens, grande influência: 73% das pessoas em todo o mundo que viajam com seus filhos ou netos esperam incentivar ativamente as crianças a ajudarem a planejar as férias em família, e 78% concordam que seus filhos os inspiram a experimentar coisas novas durante a viagem.
  • Aumento das viagens skip-genquase 30% dos viajantes globais que viajam com crianças estão adotando viagens em que se pula uma geração — enviando as crianças para viajar apenas com os avós —, e 50% dos pais com vários filhos estão viajando com um filho de cada vez para criar momentos especiais e oportunidades de fortalecer vínculos.
  • Hora de brincar sem tecnologia: em 2026, 84% dos viajantes globais buscarão oportunidades para brincar juntos em família e 81% dos pais e avós brasileiros estabelecerão períodos “sem tela” durante as férias para manter todos envolvidos e participando.

O turismo como herança: viajar é uma tradição familiar 

À medida que as crianças crescem, muitas continuam viajando com os pais, levando com elas preferências familiares criadas durante anos de viagens compartilhadas. Desde a escolha de hotéis até os programas de fidelidade, a influência dos pais ainda desempenha um papel fundamental na evolução das viagens ao longo das gerações.

  • Preferências herdadas: dois terços dos viajantes globais afirmam que suas escolhas de hotéis foram moldadas por seus pais, sendo que 58% dizem o mesmo sobre programas de fidelidade e 73% afirmam que seu estilo geral de viagem foi influenciado pela família.
  • Ainda no plano da família: mais da metade (53%) das famílias em todo o mundo viajam com pelo menos um filho adulto – e, na maioria dos casos, os pais pagam a conta. Apenas 11% dos filhos adultos em todo o mundo cobrem o custo total de suas viagens.
  • Viagem como legado: 80% das famílias brasileiras valorizam experiências em vez de presentes materiais, e mais de 70% (76%) buscam experiências que os conectem com as tradições locais. 

Nesta nova era das viagens motivadas por um propósito (whycation), a Hilton está ajudando os hóspedes a transformar intenções em experiências, oferecendo estadias que acolhem quem eles são, permitam que se sintam como querem se sentir e encontrem o que buscam em suas viagens. Seja uma viagem curta com a família, uma aventura solo ou uma viagem a negócios com tempo extra para descobertas, as diversas marcas da Hilton oferecem algo para todos os tipos de estadia – garantindo que cada viagem seja tão significativa quanto memorável.

Para obter mais informações sobre como o Hilton está ajudando os viajantes a recuperar o conforto, a conexão e o controle, leia o Relatório de Tendências para 2026 completo em  stories.hilton.com/2026trends. Para começar a planejar sua viagem de 2026, visite Hilton.com.

CONTATO PARA A MÍDIA:

Suzana CardozoHiltonsuzana.cardozo@hilton.com

Esses são os resultados de uma pesquisa da Ipsos em nome da Hilton realizada entre 9 e 30 de junho de 2025. Para essa pesquisa, uma amostra de 14.009 adultos com mais de 18 anos que planejam viajar nos próximos 12 meses da Austrália, Brasil, China continental, Alemanha, Índia, Japão, México, Arábia Saudita, Cingapura, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos foi entrevistada on-line em árabe, chinês simplificado, alemão, hindi, japonês, português, espanhol, turco e inglês.  


About Hilton

Hilton (NYSE: HLT) is a leading global hospitality company with a portfolio of 25 world-class brands comprising more than 9,000 properties and over 1.3 million rooms, in 139 countries and territories. Dedicated to fulfilling its founding vision to fill the earth with the light and warmth of hospitality, Hilton has welcomed over 3 billion guests in its more than 100-year history, was named the No. 1 World’s Best Workplace by Great Place to Work and Fortune and has been recognized as a global leader on the Dow Jones Sustainability Indices. Hilton has introduced industry-leading technology enhancements to improve the guest experience, including Digital Key Share, automated complimentary room upgrades and the ability to book confirmed connecting rooms. Through the award-winning guest loyalty program Hilton Honors, the more than 226 million Hilton Honors members who book directly with Hilton can earn Points for hotel stays and experiences money can't buy. With the free Hilton Honors app, guests can book their stay, select their room, check in, unlock their door with a Digital Key and check out, all from their smartphone. Visit stories.hilton.com for more information, and connect with Hilton on FacebookXLinkedInInstagram and YouTube.


Sobre a Hilton

A Hilton (NYSE: HLT) é uma empresa global líder no setor de hospitalidade com um portfólio de 25 marcas de classe mundial, que abrange mais de 9.000 propriedades com quase 1,3 milhão de quartos em 139 países e territórios. Dedicada a cumprir sua missão de encher o mundo com a luz e o calor da hospitalidade, a Hilton já recebeu mais de três bilhões de hóspedes em mais de 100 anos de história, foi nomeada a Melhor Empresa Onde trabalhar do Mundo pela Fortune, e foi nomeada líder global pelo Dow Jones Sustainability Index. A Hilton introduziu vários aprimoramentos de tecnologia líderes do setor para melhorar a experiência do hóspede, incluindo Digital Key Share, upgrades automatizados de quarto gratuitos e a capacidade de reservar quartos conjugados confirmados. Através do premiado programa de fidelidade para hóspedes, Hilton Honors, mais de 226 milhões de membros do Hilton Honors que reservam diretamente com a Hilton podem ganhar pontos para estadas de hotéis e experiências que o dinheiro não pode comprar. Com o aplicativo gratuito Hilton Honors app, os hóspedes podem reservar sua estadia, selecionar seu quarto, fazer o check-in, destrancar a porta com uma chave digital e fazer o check-out, tudo a partir de seu smartphone. Visite stories.hilton.com para obter mais informações e conecte-se com a Hilton no Facebook, XLinkedIn, Instagram e YouTube.